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INTEGRAÇÃO DOS CANAIS DE VENDA

VOLTAR 09/06/2020

Integração dos canais de venda

 

Mesmo antes da crise de COVID-19, com as lojas físicas em pleno funcionamento, muitos setores varejistas já estavam atentos à importância da diversificação e integração de seus canais de venda, como uma forma de garantir, em todos os contextos, a melhor experiência de compra de diferentes perfis de clientes — desde os mais afeitos ao contato presencial quanto aqueles que valorizam a comodidade e a agilidade do atendimento remoto.

 

Com o agravamento da pandemia e a necessidade de fechamento dos espaços físicos, o trabalho árduo do momento tem sido manter a afetividade do atendimento presencial no contexto virtual, sem que este perca, no entanto, sua eficiência e rapidez características.

Convergência (e não sobreposição) do atendimento online e offline

 

Quando se fala em inserção em meios digitais, alguns a veem como se ela representasse o fim do atendimento offline (ou, ao menos, seu enfraquecimento). Porém, uma coisa não exclui a outra; pelo contrário, o online e o offline podem — e devem — convergir. Ambos cumprem seu papel na tarefa de atrair e fidelizar clientes, uma vez que os perfis de consumidores são muito distintos entre si mesmo dentro de um mesmo nicho de mercado.

 

Num contexto de distanciamento social como o que estamos vivendo atualmente, a tendência é que os comportamentos de consumo pós-pandemia se voltem mais para as opções online. Ou, talvez, justamente por uma revalorização do contato físico impossibilitado nas últimas semanas, o atendimento offline seja mais procurado do que nunca, depois de o pior da pandemia ter passado. Ambos os cenários são possíveis; por isso, a importância da convergência do online e do offline, em vez da sobreposição de um sobre o outro.

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