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Final de ano nas lojas - dicas para faturar mais

VOLTAR 01/10/2012

Julio

O nosso consultor, Julio Panzariello, preparou algumas dicas preciosas para otimizar os resultados das lojas nesse final de ano, confira!

 

O meu propósito aqui é contribuir com você Licenciado da Aghora na grande oportunidade de incrementar as vendas, nesta época do ano, e ao mesmo tempo estar ciente das melhores práticas para um correto aproveitamento do período de festas. 

 

Pesquisas apontam que determinadas lojas chegam a crescer mais que 30% durante o período de fim de ano, assim como as lojas que estão próximas as regiões praianas. No entretanto, com o aumento das vendas alguns vilões também aparecem, como: aumento das perdas, desgaste físico e mental dos funcionários, rotatividade e reclamações de clientes.

Preparei algumas dicas visando maximização de resultados. São elas:

 

DICAS DE OURO

Dica 1 – Atendimento

Este é o ponto crucial do sucesso de sua loja. Nas minhas visitas pelo país fico impressionado do quanto temos que melhorar o atendimento em nossos pontos de vendas, sejam eles lojas de conveniência, postos de gasolina, trocas de óleo, ou no varejo de uma forma geral. Saliento que nenhuma estratégia de marketing, por melhor quer seja, vai funcionar se aqueles que estão diretamente ligados aos clientes não estiveram realmente capacitados ou entenderem a importância do seu papel. Profissionais bem treinados FAZEM A DIFERENÇA! Invista no treinamento da sua equipe!

 

Dica 2 – Venda por impulso

Para aumentar o ticket médio e margem geral das lojas de conveniência tenha boa exposição de balas e chicletes no check-out. Esta estratégia funciona melhor, quando a equipe se encontra preparada e motivada a aumentar o tamanho da compra dos clientes.

 

Dica 3 – Precificação

Fixar preços muito altos é um erro clássico cometido por várias gestores de lojas de conveniência. Sabemos que há duas maneiras de se ganhar dinheiro: pelo giro ou pela margem do produto. E é claro que o sonho de todo empresário é ter as duas coisas, mas sabemos que isso dificilmente acontece.

O preço alto tem algumas vantagens: margens altas (que ajudam na comercialização com o incentivo da equipe através de comissões), elitização, status, mais dinheiro para divulgação do ponto de venda... Mas isso tem um limite. O essencial é descobrir qual é o preço que otimizará a lucratividade de sua loja.

Às vezes, isso é fácil de fazer, mas em outras situações o problema é bem mais complicado. De qualquer maneira, o que deve ser assimilado é que devemos pensar sempre em termos de rentabilidade e não apenas de vendas ou faturamento. Existe um preço ideal (em termos de lucratividade) para cada tipo de produto ou serviço e a única forma de descobrí-lo é testando.

 

Dica 4 – Controles e incentivos

A quarta dica de ouro chama a atenção para a necessidade de utilização de relatórios gerencias e correta utilização dos softwares de gestão de loja, assim como a necessidade de se manter a equipe comprometida com a correta operação da loja e com o objetivo de faturamento. Um plano de incentivo claro e objetivo é uma ótima ferramenta para motivação e diminuição de rotatividade.

Bom, espero ter podido contribuir com você Licenciado Aghora e tenha certeza de que a aplicação destas dicas podem fazer uma enorme diferença no resultado da sua loja e eu não estou exagerando.

Boa Sorte e boas vendas! 

Julio Panzariello

Estrategista de Lojas de Conveniência & Consultor da Rede Aghora

 
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