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DE OLHO NO EXEMPLO CHINÊS

VOLTAR 18/05/2020

Três meses após o fechamento de grande parte da China devido ao Covid-19, o país vem, gradualmente, retirando as restrições e tentando voltar ao normal.

O resultado dessa reabertura vêm trazendo uma grande pressão aos varejistas off-line no país no que se refere a migração ou interação com canais digitais, representando ser uma das primeiras mudanças permanentes na economia chinesa como resultado do novo coronavírus.  

A reabertura do varejo off-line na China, vem acontecendo desde março, com a diminuição dos casos de Covid-19, onde grande parte dos varejistas a fizeram de maneira rápida, segundo pesquisa da *Associação de Comércio da China para Mercadorias Gerais, 81% dos varejistas reabriram 100% das suas lojas até meados de abril.

A mesma pesquisa constatou que 77% dos varejistas viram um tráfego de pedestres superiores à 50% dos níveis pré-vírus. O panorama está melhorando, mas muito lentamente e, em meados de abril, as vendas médias ainda estavam em queda de 23%.

Onde está a saída para a retomada da receita ? inicialmente na DIGITALIZAÇÃO.

A realidade da China não se demonstra confortável para os varejistas off-line. A grande pressão está direcionada para os canais digitais em um cenário altamente dinâmico.

O exemplo chinês nos faz refletir sobre o nosso negócio, onde teremos que responder as seguintes perguntas antes de nos inserir de maneira sólida nos canais digitais : em que nível de digitalização o seu negócio está ? tenho capacitação para o marketing digital ? conheço meus produtos da curva ABC ? enfim, perguntas que nos levarão a entender melhor como comunicar com os clientes, como expor os produtos, qual linguagem utilizar.

O desafio é grande, porém é menor quando buscamos serviços profissionais que nos orientem a superar nossas fragilidades digitais e nos dão luz a um caminho pouco explorado por nós.

Boa digitalização para todos.

 

Charles Monteiro

 

* Fontes : Gartner / e-commercebrasil 

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