Blog

7 DICAS DE OURO PARA COMEÇAR MUITO BEM O ANO NO VAREJO

Saiba como se portar e o que fazer para começar 2022 a todo vapor (com sucesso)

 

2022 começou e com ele o recomeço de um ciclo nos negócios. Muitos ficam receosos sem saber o que vai acontecer, o que é normal, mas assumindo desde o começo o controle das coisas será mais fácil se sobressair durante os 12 meses. Mesmo com seus pés no chão, dá para ir longe, basta ter a postura certa e conferir essas 7 dicas que separamos para você!

 

1 – ORGANIZE TODO O SEU ESTOQUE

Após as festas do fim de ano é bem comum que o estoque não esteja lá 100%, seja no quesito organização ou na variação de produtos. Tire um tempo para colocar tudo em ordem, faça uma lista do que falta e abasteça o seu estoque para atender (e não perder) seus clientes.

 

2 – MANTENHA-SE SEMPRE INFORMADO

Estar informado desde o começo pode garantir uma vantagem logo na largada. Saber as tendências do seu mercado, verificar como anda a economia e se ela afetará o ramo de atuação do seu estabelecimento são fundamentais para você seguir no caminho certo.

 

3 – ANALISE SEU DESEMPENHO NO ANO QUE PASSOU

Verifique questões como: quais foram os resultados alcançados nas vendas da loja, como foi a performance de toda a sua equipe; quais foram os produtos mais vendidos; como foi o seu crescimento; quais promoções deram certo, etc. Só assim conseguirá ter um panorama.

 

4 – DEFINA AS SUAS METAS E O SEU OBJETIVO

Já com as informações de mercado em mãos e um panorama de como foi o ano que passou, é hora de traçar as metas para direcionar todos seus esforços, só assim você alcançará um objetivo maior, manterá o seu foco e continuará motivado mesmo diante imprevistos.

 

5 – FAÇA UM PLANEJAMENTO DAS SUAS AÇÕES

Após definir tais metas você deve planejar bem suas ações para ir em busca delas de maneira clara e objetiva. Só assim poderá torná-las realidade, pois caso contrário poderá se frustrar e perder o gás logo nos meses iniciais, então organize orçamento, datas e até recompensas.

 

6 – PREPARE A SUA EQUIPE, NÃO SÓ A LOJA

Muitos varejistas esquecem que é a equipe que os ajudará a bater as metas. De nada adianta organizar ações, estabelecer prazos e tudo mais se a equipe for deixada de lado, pois sem ela nada disso será possível. Então dê a eles as ferramentas necessárias e, também, confiança.

 

7 – COMPARTILHE SEUS SONHOS COM SEU TIME

Já que falamos de equipe, vamos fechar aqui com ela, literalmente. Estar “fechado” com a sua equipe é um sinal de que juntos vão enfrentar tudo para saírem vitoriosos em mais um ano. Vocês são um time! Isso fará com que eles fiquem empolgados e todos sairão ganhando!

 

EXTRA – SEJA SEMPRE GRATO POR TUDO

Independentemente das dificuldades que você tenha passado, agradeça pela oportunidade de ter mais um ano para alcançar os seus sonhos. Esse tipo de mentalidade faz a diferença, pois traz coisas boas e o blinda para qualquer empecilho, inclusive o prepara para o melhor.



Abrir WhatsApp
Como posso te ajudar?